Oi, eu sou o David e tenho 2 anos! Vou te contar uma aventura incrível sobre um lugar chamado Ta Prohm, que eu visitei. Sabe, Ta Prohm é um templo muito, muito antigo em Angkor, perto de um lugar chamado Siem Reap. Foi construído há muito tempo, quando os dinossauros já não estavam por aqui, mas ainda assim, faz muuuito tempo, tipo no século 12 e 13! As pessoas que fizeram esse templo chamaram ele de Rajavihara, que significa “templo real”. É um nome bonito, né?

Camboja crianca00216

O mais legal do Ta Prohm é que ele parece um pouquinho com aqueles lugares de esconde-esconde que eu adoro, porque tem árvores enormes crescendo por cima dele e ao redor, fazendo ele parecer uma casa na árvore gigante! Mas essas árvores são especiais porque fazem o templo parecer um lugar de conto de fadas, e isso fez muita gente gostar dele. E adivinha? Ele até apareceu num filme chamado Tomb Raider, o que o tornou super famoso! Algumas pessoas até o chamam de “Templo Tomb Raider” por causa disso.

Camboja crianca00171

Quando eu estava lá, me senti como o Indiana Jones, explorando um lugar cheio de mistérios. As raízes das árvores eram como caminhos de serpente por todo o templo, e em alguns lugares, elas se juntavam de um jeito que parecia uma teia de aranha gigante! Foi muito legal ver isso.

Camboja crianca00166

As pessoas que cuidam do templo estão tentando fazer com que ele não caia, porque ele é muito velho e precisa de cuidados. Há muito tempo, um rei chamado Jayavarman VII decidiu construir Ta Prohm e muitos outros lugares quando se tornou o rei do Camboja. Ele queria que Ta Prohm fosse um lugar especial onde muitas pessoas pudessem viver e trabalhar. Imagina só, mais de 12.500 pessoas moravam lá.

Camboja crianca00187

Camboja crianca00179

Mas depois de um tempo, as pessoas se esqueceram do Ta Prohm, e ele ficou escondido na selva até que um explorador o encontrou novamente. Desde então, as pessoas têm tentado consertar e cuidar dele para que todos possam visitar e ver como é bonito.

Camboja crianca00161

Uma das coisas que eu mais gostei foi de brincar de esconde-esconde entre as ruínas. Tudo lá é motivo para diversão! E o templo é tão grande que parece um labirinto. A gente entrou por um lado e saiu pelo outro, depois de andar por uma estradinha de terra.

É isso! Ta Prohm é um lugar muito legal, e eu fiquei super feliz de contar para você sobre a minha aventura lá. Quem sabe um dia você também não vai lá ver as árvores gigantes e brincar de explorador como eu?

Camboja crianca00207

Camboja crianca00206

Camboja crianca00201

Camboja crianca00193

Camboja crianca00200

Camboja crianca00167