Olá, pessoal! Aqui é o David, o bebê aventureiro de 6 meses, e hoje vou contar para vocês sobre a minha viagem incrível à Palestina com os meus papais. Foi uma experiência cheia de descobertas e cultura! Vamos lá!

A Palestina, que significa “Terra dos Filisteus”, é uma região do Oriente Próximo, situada ao sul do Líbano e a nordeste da Península do Sinai, entre o Mar Mediterrâneo e o vale do Rio Jordão. Os judeus tradicionalistas preferem chamar essa região de Sion, enquanto historicamente ela é conhecida como Canaã.

 

Jerusalem crianca00449

Antigamente, a Palestina era uma área unificada, mas hoje está dividida em três partes. Uma delas faz parte do Estado de Israel, outra é a atual Jordânia, e as outras duas são a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, onde vive a maioria dos árabes palestinos. De acordo com a lei internacional e as determinações das Nações Unidas, essas duas regiões deveriam compor um estado palestino independente.

Em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias, Israel conquistou a Faixa de Gaza do Egito e a Cisjordânia da Jordânia. Mais tarde, em 2005, a Faixa de Gaza foi entregue à Autoridade Palestina, enquanto a Cisjordânia permanece com partes de territórios soberanos palestinos e partes com habitantes israelenses que se estabeleceram após a conquista do território.

Jerusalem crianca00500

Para visitar duas cidades importantes da região, Belém e Jericó, nós contratamos os serviços de Suleiman, um taxista árabe que também atuou como nosso guia turístico. Ele nos mostrou cada cantinho incrível dessas cidades históricas.

Jerusalem crianca00571
A travessia da fronteira foi tranquila para nós, mas ficamos sabendo que judeus têm restrições e não são autorizados a entrar no território palestino. Para marcar essa divisão, foi construído um muro com cerca de 760 km de extensão e alturas que chegam a mais de 10 metros em alguns trechos.

Jerusalem crianca00455 2

Esse muro é chamado de Cerca de Separação ou Cerca de Segurança pelo governo israelense, que alega que sua construção visa evitar a entrada de terroristas em Israel. Já os palestinos costumam se referir a ele como Muro de Segregação Racial, e alguns opositores o chamam de Muro do Apartheid. A Autoridade Nacional Palestina acredita que o objetivo desse muro é incorporar partes dos Territórios Palestinos ao Estado de Israel.

Jerusalem crianca00454

É realmente chocante ver essa divisão, e em alguns aspectos, lembra o Muro de Berlim. É triste pensar que pessoas que vivem tão próximas umas das outras tenham barreiras separando-as. Mas, mesmo assim, a região guarda uma riqueza histórica e cultural que vale a pena explorar.

Nossa visita a Belém e Jericó foi incrível. Pudemos conhecer a Basílica da Natividade, onde dizem que Jesus nasceu, e também passeamos pelas ruas antigas cheias de história. Além disso, provamos deliciosas tâmaras.

Jerusalem crianca00430