Olá pessoal! Aqui é o David, o bebê aventureiro de 6 meses, e hoje vou contar para vocês sobre nosso passeio incrível pelo Bairro Cristão e pelo Monte Sião. Foi um dia cheio de descobertas e momentos especiais ao lado dos meus queridos pais.

 

Jerusalem crianca00161

 

Começamos nossa jornada a pé, explorando a Torre de Davi, também conhecida como Cidadela. Esse monumento impressionante fica ao lado do Portão de Jafa e tem uma história fascinante. Sua construção remonta ao século 14, mas escavações revelaram vestígios do século 2 a.C., indicando que ali havia uma fortaleza no tempo de Herodes. Acredita-se que esse seja o local onde Jesus foi julgado e condenado.

 

Jerusalem crianca00163

 

Para facilitar a visita, existem três percursos sinalizados, mas como tínhamos pouco tempo, escolhemos fazer o nosso próprio percurso. Começamos pelo ponto mais alto, a Torre de Fasael. Essa torre defensiva foi construída por Herodes, o Grande, em homenagem ao seu irmão Fasael. Do topo, tivemos uma vista panorâmica maravilhosa da Cidade Velha de Jerusalém. Confesso que subir as escadas íngremes foi um desafio, mas estávamos com o canguru (um tipo de mochila de transporte para bebês) e amarramos o David, que adorou a vista. Os enormes blocos na base da Torre de Fasael são originais da estrutura de Herodes e impressionam pela solidez.

 

Jerusalem crianca00202

 

Em seguida, caminhamos pelas muralhas da cidade, onde pudemos ver o muro do Bairro Judeu. Esses são achados arqueológicos muito antigos e cheios de história.

 

Jerusalem crianca00234

 

Visitamos também o Museu da História de Jerusalém, que conta a história da cidade por meio de exposições, vídeos e dioramas. Infelizmente, tivemos que passar rapidamente por causa do tempo, mas o que vimos foi muito interessante.

 

Jerusalem crianca00238

 

Logo depois, chegamos ao maravilhoso pátio, que possui vestígios arqueológicos de várias épocas, desde o século 2 a.C. até o século 12 d.C. Aproveitamos para tirar uma foto em família nesse lugar especial. E claro, registramos muitas fotos lindas do nosso baixinho, o David.

 

Jerusalem crianca00208

 

No final do passeio, aproveitamos a vista e demos uma frutinha para o David lá mesmo. Afinal, a Torre era “dele”. Antes de ir embora, ainda tivemos a oportunidade de ver a maquete de Jerusalém de 1857, que está exposta na cisterna no subsolo. Foi uma experiência única!

 

Jerusalem crianca00244

 

Para esse passeio, compramos um ingresso combinado que inclui o show de luzes à noite, que reservamos para daqui a dois dias. Mal podemos esperar por essa experiência especial!

 

Jerusalem crianca00228

 

Continuando nosso passeio, fomos conhecer a Rua Davi, uma das principais vias que atravessam a Cidade Velha. Essa rua estreita, cheia de escadas, é repleta de lojas de souvenirs que vendem de tudo, desde capacetes do exército israelense até cerâmicas armênias e lenços coloridos. Nossa expectativa era sermos abordados por vendedores o tempo todo, já que ouvimos falar sobre as habilidades de negociação dos árabes. Mas para nossa surpresa, não fomos importunados. Na verdade, os vendedores foram muito cordiais e só nos abordaram quando entrávamos em suas lojas ou quando pedíamos informações. Eles estavam sempre dispostos a ajudar, especialmente quando precisávamos nos localizar nas ruas estreitas e confusas.

 

Jerusalem crianca00325

 

Depois de explorar a Rua Davi, seguimos para o Monte Sião, um lugar cheio de significados bíblicos e eventos importantes para os cristãos. Fomos a pé e a subida foi tranquila, não cansativa. Hoje em dia, o Monte Sião parece uma ilha fora da Cidade Velha, mas nos antigos mapas de mosaico, ele estava dentro dos muros. Dizem que foi excluído em 1542, quando as muralhas foram reconstruídas. Uma lenda conta que os arquitetos de Suleimã, o Magnífico, cometeram um engano e deixaram o Monte Sião fora dos muros.

 

Jerusalem crianca00113

 

No topo do Monte Sião, encontramos a impressionante Igreja da Dormição. Com seu campanário alto e uma cúpula com quatro torretas, essa igreja neorromântica domina a paisagem. Feita de pedras brancas, ela é construída no local onde se acredita que Maria tenha falecido.

 

Jerusalem crianca00286

 

Também visitamos a Sala da Última Ceia, onde a tradição cristã afirma que Jesus teve sua última refeição com seus discípulos. A sala é simples, com apenas arcos góticos que a dividem.

 

Jerusalem crianca00279

 

Logo abaixo da Sala da Última Ceia, existem pequenas câmaras que são consideradas o Túmulo do Rei Davi. A câmara principal abriga um túmulo sem corpo, coberto por um pano ornamentado. Embora haja dúvidas sobre a autenticidade, esse túmulo é um local de grande reverência para os judeus. Durante o período de domínio jordaniano, quando os judeus não tinham acesso ao Muro das Lamentações, eles vinham orar aqui. Hoje, a entrada funciona como uma sinagoga e os espaços são separados para homens e mulheres. Tiramos uma foto em frente à estátua em frente à sala para marcar a origem do nome do nosso filho, David.

 

Jerusalem crianca00311

Jerusalem crianca00287

 

Nossa aventura pelo Bairro Cristão e Monte Sião foi cheia de descobertas e momentos especiais. Conhecemos lugares históricos, apreciamos vistas deslumbrantes e aprendemos mais sobre a cultura e a religião que cercam Jerusalém. Estamos ansiosos pelo próximo passeio e pela experiência do show de luzes. Continue acompanhando nosso blog para mais histórias emocionantes de viagem com o David, o bebê aventureiro.

 

Jerusalem crianca00013