Num dia cheio de aventuras, eu e minha família decidimos fazer um passeio super emocionante de jipe lá onde tem um vulcão muito grande chamado Merapi. Essa história começou quando a gente soube que esse vulcão, que fica num lugar entre dois pontos chamados Burubudur e Yogyakarta, uma vez soltou tanta cinza que parecia neve cobrindo tudo. Isso aconteceu num dia 5 de novembro, lá em 2010. A gente ficou sabendo que muitas pessoas não conseguiram escapar e que a lava e a cinza mudaram o lugar todo.

Indonesia crianca00085

Então, pra ver como é que fica um vulcão depois de fazer uma bagunça dessas, a gente escolheu ir de um jeito bem diferente. Como as estradas normais não eram mais estradas por causa da lava, só dava pra andar por lá com um carro muito forte que tem quatro rodas todas trabalhando juntas, chamado de 4×4. A gente descobriu que tem várias empresas que levam as pessoas pra ver o vulcão com esses carros, e a maioria usa um tipo de carro chamado jipe.

Indonesia crianca00079

A gente foi num jipe que é uma peça de história, um Jeep Willys da época da Segunda Guerra Mundial. Esse jipe é conhecido por ser muito valente, capaz de passar por qualquer terreno, até no meio de muitas árvores e lugares onde quase não tem caminho.

Eu fiquei super feliz de ir no Jeep Willys porque ele é igualzinho ao Sargento do meu desenho favorito, Carros. Eu levei meu carrinho do Sargento junto, e foi como se ele estivesse vivendo a aventura com a gente. Isso fez tudo ser ainda mais especial.

Indonesia crianca00136

Indonesia crianca00164

No caminho, a gente parou em uma vila que foi toda destruída pela lava e agora serve pra mostrar como um vulcão pode ser perigoso. Só restou um pedacinho das casas, mas depois colocaram telhados pra proteger o que sobrou por dentro. E tinha muitos objetos que foram queimados pelo fogo pra gente ver.

Indonesia crianca00092

Indonesia crianca00097

 

Indonesia crianca00095

Um pouco mais pra frente, a gente viu uma pedra enorme que o vulcão jogou longe, a 6 quilômetros de distância, durante aquela erupção de 2010. A pedra é tão grande que parece um caminhãozinho e até chamam ela de Pedra Alien, porque parece coisa de outro mundo.

Indonesia crianca00106

 

Quanto mais a gente subia a montanha, mais o jipe pulava nas estradas cheias de buracos e pedras. Eu, mesmo sendo pequeno e gostando de balançar, peguei no sono com o jipe pulando tanto. A mamãe teve que me segurar bem pra eu não acordar no meio daquela aventura toda.

Indonesia crianca00116

Indonesia crianca00083

Indonesia crianca00119

Indonesia crianca00121

E a última parada foi num bunker, um lugar feito pra se esconder do vulcão. Mas a gente aprendeu que se esconder lá não foi uma boa ideia pra algumas pessoas numa outra erupção, porque o calor e as cinzas entraram lá.

Indonesia crianca00113

Esse bunker fica bem pertinho do Merapi, a uns 6 quilômetros. Se o dia estiver bem limpo, dá pra ver o vulcão inteirinho. Mas no dia que a gente foi, tinha muita nuvem e a gente quase não viu o topo dele, que fica lá no alto, quase 3 mil metros acima da gente.

Indonesia crianca00115

Na hora de decidir quanto tempo a gente ia ficar passeando, a gente escolheu o passeio mais curtinho, de uma hora só. A gente não sabia como eu ia reagir a tudo isso. No fim, eu até que gostei bastante, mas ficar muito tempo pulando no jipe teria sido bem cansativo.

Indonesia crianca00107