Oi, pessoal! Aqui é o David de novo, direto do meu cantinho de aventuras. Hoje, quero levar vocês em uma jornada super especial pela cidade de Porto, em Portugal. Mesmo que meu primeiro olhar tenha sido um pouco nublado, decidi que Porto merecia uma segunda chance. E vou contar como essa decisão se transformou numa das experiências mais legais da minha vida!

 

Primeiras impressões

Quando cheguei em Porto, fiquei de boca aberta com as construções enormes que dominam a paisagem. Elas pareciam contar histórias de um passado glorioso. Mas, olhando mais de perto, percebi que muitos desses prédios históricos estavam como que esquecidos, com suas fachadas escuras e vestidas de musgo. Parecia um pouco triste, como se a cidade estivesse dormindo sob uma camada de tempo esquecido.

 

Porto crianca00008

Dando a Porto uma nova oportunidade

Mas eu sou do tipo que adora um mistério e uma aventura, então decidi que tinha muito mais em Porto para explorar. A minha família e eu escolhemos embarcar numa jornada com o Blue Bus, um ônibus turístico diferente dos outros porque tem só um andar, mas é bem alto! Isso foi demais porque conseguimos subir nele com o carrinho de bebê super fácil. E a melhor parte? Por apenas 10 euros cada, tivemos um dia inteiro para explorar a cidade, subindo e descendo do ônibus quando quiséssemos.

 

Porto crianca00123 1

Explorando com o Blue Bus

Com o vento batendo no rosto e uma sensação de liberdade, rodamos por Porto escutando histórias e curiosidades em português de Portugal pelos fones do ônibus. São 42 pontos de parada, gente! E mesmo que às vezes a gente tivesse que esperar um pouquinho pelo ônibus por causa de um trânsito louco ou alguma surpresa na estrada, cada momento valia super a pena.

 

Porto crianca00111

Porto crianca00120

Porto crianca00124

Porto crianca00125

Aventuras históricas

Uma das paradas mais legais foi no “Forte de São Francisco Xavier”, também conhecido como o “Castelo do Queijo”. Imagina só um castelo que tem esse nome porque foi construído sobre uma rocha que parece um queijo! E não posso esquecer do “Forte de São João da Foz”, uma fortaleza à beira-mar que protegeu a cidade de invasores há séculos atrás. Agora, ele é um lugar cheio de histórias para contar.

 

Porto crianca00177 Porto crianca00179

Porto crianca00186

Porto crianca00187

Porto crianca00191

O poder e a beleza do mar

Perto do Forte de São João, a gente viu como o mar pode ser tanto lindo quanto poderoso. Soube que uma onda gigante tinha atacado um restaurante por ali e causado um verdadeiro caos. Fiquei impressionado, e isso me fez respeitar ainda mais o oceano.

 

Porto crianca00189

Porto crianca00117 1

Porto crianca00174

 

Porto crianca00194

Pontes e vistas

Mas a aventura não pararia por aí! A ponte D. Luís I, uma estrutura imensa que conecta Porto a Vila Nova de Gaia, foi outro ponto alto do dia. E do Cais de Gaia, tivemos a mais linda vista da cidade de Porto. Com suas casas coloridas e barcos tradicionais, parecia uma pintura viva.

 

Porto crianca00122

Porto crianca00131

Porto crianca00133

Porto crianca00134 1

Porto crianca00148 1

Porto crianca00137

 

Despedida com promessa de volta

Para finalizar nosso passeio, escolhemos um dos muitos restaurantes à beira do rio para saborear uma tábua de frios e apenas curtir a companhia um do outro, prometendo a nós mesmos que Porto teria mais do nosso tempo no futuro.

 

Porto crianca00159

Porto crianca00164

Até a próxima aventura!

Porto, com suas histórias, seus mistérios e sua beleza, conquistou meu coração de explorador. Espero que tenham gostado de embarcar nesta jornada comigo e que se sintam inspirados a dar uma segunda chance a lugares que, à primeira vista, podem não parecer perfeitos. Quem sabe o que novas aventuras nos aguardam?

Porto crianca00044

Porto crianca00041

Porto crianca00048