Ei pessoal! Aqui é o David novamente, e hoje vou contar para vocês sobre o nosso dia incrível em Tel Aviv! Saímos de Jerusalém de manhã cedinho e voltamos para Tel Aviv no mesmo serviço de van que chegamos. Decidimos passar a noite na cidade e escolhemos um apartamento bem pertinho da praia, o Yarden Beach Apartments.

Tel Aviv foi fundada em 1909 por 66 famílias e, em pouco mais de um século, evoluiu muito. A cidade é conhecida por seus belos parques, palmeiras e amplas avenidas, sendo projetada como uma cidade ajardinada. E é claro, a praia mediterrânea limpa contribui para a atmosfera de férias que envolve a cidade. Tamanha beleza e importância histórica renderam a Tel Aviv o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela UNESCO em 2003. Que orgulho!

Telav Aviv crianca00019

E falando em praia, Tel Aviv é famosa por suas praias deslumbrantes. Mesmo não estando muito preparados, decidimos levar o pequeno David para curtir um dia na praia. E foi lá, no Mar Mediterrâneo, que ele teve a experiência de colocar seus pezinhos na água pela primeira vez. Imaginem a alegria dele! Sentado na areia, com as ondinhas batendo, ele se divertiu bastante. A água estava gelada, mas foi uma experiência única e especial para nós.

Telav Aviv crianca00001

Telav Aviv crianca00002

Telav Aviv crianca00004

Depois de aproveitarmos a praia, decidimos explorar o calçadão da beira-mar. É um lugar simplesmente maravilhoso! Com uma orla magnífica, areia branquinha e uma paisagem deslumbrante, ele nos levou até a antiga cidadela de Jafa. Encaramos o desafio e fomos andando e empurrando o carrinho do David com facilidade. Foi uma caminhada agradável e cheia de beleza ao nosso redor.

Telav Aviv crianca00008 1

Jafa é um lugar cheio de história e cultura. Esse porto já passou por altos e baixos ao longo dos séculos, mas hoje em dia ostenta uma arquitetura otomana reformada, galerias de arte, centros culturais, restaurantes e muitas opções de compras. Até 1948, era uma cidade portuária de maioria árabe, mas após o êxodo palestino, em 1950, foi incorporada a Tel Aviv. Hoje, a maioria da população é judaica. É fascinante ver como diferentes culturas se entrelaçam nesse lugar.

Telav Aviv crianca00014

Outro local que visitamos foi o Gan há-Pisga, um jardim localizado no antigo monte de Jafa, onde foram encontrados diversos vestígios arqueológicos. Lá, no topo, fica o Portão da Fé, de onde tivemos uma vista esplêndida de Tel Aviv e do Mar Mediterrâneo. A paisagem era de tirar o fôlego!

Telav Aviv crianca00016 1

Também não poderíamos deixar de mencionar a Torre do Relógio, uma construção do final do século XIX que marca o jubileu de prata do sultão Abdul Hamid II. Com seus vitrais da década de 1960 e uma pl aca em homenagem aos israelenses que perderam suas vidas na batalha pelo controle de Jafa em 1948.

Telav Aviv crianca00009 1

Outra parada interessante foi a Mesquita Mahmoudiya, erguida em 1809. Essa mesquita impressiona com suas colunas de Cesareia e Ashqelon integradas à sua estrutura. Na parede sul, encontramos a fonte de mármore de Suleimã. É realmente uma obra arquitetônica impressionante e cheia de história.

Telav Aviv crianca00006

E então, à medida que o dia avançava, o entardecer em Tel Aviv se revelou uma paisagem deslumbrante de tirar o fôlego. Em todos os lugares que olhávamos, éramos presenteados com uma imagem inesquecível. Aproveitamos para fazer uma caminhada a pé de Jafa até o nosso hotel, absorvendo toda aquela beleza ao nosso redor.

Telav Aviv crianca00017 1

Tel Aviv nos conquistou com sua atmosfera vibrante, praias deslumbrantes e uma mistura fascinante de história e modernidade. Foi um dia repleto de descobertas e momentos especiais em família.

Bom, espero que vocês tenham se divertido acompanhando as aventuras do David em Tel Aviv. A cidade realmente tem muito a oferecer e nós adoramos explorar cada cantinho. Até a próxima, pessoal!